navegar pelo menu
8.2.18

Faça uma faxina, coloque um paninho na porta e exija que limpem os pés antes de entrar


Comecei a fazer uma faxina na minha casa há alguns dias, mas não resolvi fazer tudo de uma vez, comecei aos poucos: limpando um dos armários e o fogão num dia, limpando o outro armário e a geladeira no outro... e conforme os dias têm passado sigo com a minha faxina "diária" e repartida. A cada pequeno término vem uma sensação de certeza e o peso que nem sabia que estava sobre mim vai desaparecendo. 

A limpeza sozinha não me daria toda essa sensação, a atenção foi necessária também. Foi a primeira vez que essa casa começou a ter uma faxina que tem dado certo.

Casa. Corpo. Mente. Qual a diferença quando o assunto é cuidado? Há um ano comecei o processo de faxina na minha mente: retirei o desnecessário, organizei o que eu tinha, olhei com outros olhos o que eu não poderia deixar... e a faxina ainda não acabou. Suspeito que nunca vá acabar. Mas se eu chegasse para mim mesma antes disso e dissesse como eu estaria agora, eu não acreditaria.

O processo com o corpo começou em menos tempo. Não estava feliz com que eu estava dando para ele, ele também não estava. Repensei as estruturas, meu corpo não precisava (e até se sentiria menos mal) com muitas coisas consideradas comuns. Não é porque era (e é) considerado comum que me faz bem. Essas coisas também afetavam a mente. As mudanças fizeram mais bem do que eu pensava e bem mais do que só ao corpo.

Esse corpo vai se refazer, as células vão trocar e mudar dentro de sete anos, e ele mesmo não acreditaria nessa mudança há alguns anos atrás. Ele não será o mesmo em nenhum quesito: o processo de limpeza estará terminado (mas não parará).

Se essa casa falasse também não acreditaria nas mudanças que ela tem passado, certeza. Até ganhou um paninho na porta! Feito à mão por um morador dela, não poderia conter mais carinho. Ela não me diz mas eu sei que se sente melhor com isso. Se sente amada. Pretendo fazer com isso não mude e virou regra limpar os pés muito bem antes de entrar ~ e sem sapato.

Faça isso: escolha um local para faxinar, em você ou na sua casa. Limpe, arrume, coloque um paninho bem bonito na porta, deixe a mostra o melhor, mas não aceite que entre qualquer coisa, qualquer pessoa e nem de todo jeito. Dê carinho e cuidado para o cantinho faxinado e não deixe que menos que isso possa entrar.

16 comentários:

  1. AAAA que postagem <3
    E o final dela me inspirou bastante, real. Irei viajar porém quando retornar irei faxinar o meu quarto, a minha alma e a minha vida. Você é demais, Bru!

    www.memorizeis.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aaah que lindaaa, muito obrigada pelo carinho e fico realmente muito feliz por ter ajudado de alguma forma. Qualquer coisa, se precisar de alguém para conversar, pode vir <3

      Excluir
  2. Hey, seu cantinho é muito lindo! Entrei aqui e me deu uma paz incrível ♥

    Adorei a postagem. Se encaixou bem, porque estou no começo da minha faxina. Já arrumei meu quarto, a sala, e agora estou tentando arrumar o coração e a cabeça, selecionando muito bem o que pode ser reaproveitado e aquilo que só está ocupando espaço.

    Gostei muito da metáfora, e vou guardar o texto no coração. Um abraço e tenha uma boa semana!

    bouleverser // acervo pessoal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz mesmo ao ler isso, Ester, você não tem ideia <3
      Me deixa feliz também que eu possa ter te ajudado de alguma forma, que sua semana seja ótima também e volte mais vezes c:

      Excluir
  3. Oi, Bruna!
    Vou salvar esse texto pra colocar em uma postagem com os meus textos favoritos, pode ter certeza. Me deixou muito inspirada e veio em um momento que eu precisava ouvir isso. Ou no caso, ler. Continue escrevendo essas postagens maravilhosas, porque elas ajudam muita gente. Tenha certeza disso. <3

    Beijo!
    www.controversos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Caroline!!!
      Poxa, obrigada por esse comentário lindo, nem sei o que dizer, só agradecer. Muito obrigada, mesmo. Fico muito feliz por ter ajudado de alguma forma <3

      Excluir
    2. Oi de novo! Tô passando pra contar que indiquei esse seu texto lá no blog. Espero que você não se importe, mas caso sinta que fiz errado, por favor, me avise! <3

      Beijo!
      www.controversos.com

      Excluir
    3. Que nada, Carolinee, eu agradeço pelo carinho e pela indicação <3

      Excluir
  4. É sempre bom fazer faxina, seja em casa ou na mente. Mas às vezes a gente precisa de um faxinão mais pesado! rs

    Ah e seu blog é uma fofura Bruna! ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Siim, às vezes tem que se agachar e esfregar de pertinho pra tirar todas as manchas haha Obrigada pelo carinho, volte mais vezes <3

      Excluir
  5. Era uma reflexão que eu estava precisando ouvir. As vezes a gente acumula tanta coisa, na nossa casa, no nosso corpo e na nossa mente também. Essa faxina geral é muito importante para nos manter saudável, assim como o nosso ambiente, não precisa ser tudo de uma só vez, até porque, o processo deve ser lento mesmo, assim a gente presta mais atenção ao que estamos fazendo ao nosso redor e principalmente com a gente mesmo!
    Um beijo <3
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  6. Ai! Preciso compartilhar essa postagem com o mundo! <3 Que texto mais amor. Me identifiquei demais pois também estou passando pelo processo de faxina na casa, no corpo e principalmente na mente (lugar mais difícil de limpar). Obrigada por esse texto, de coração!
    Beijos
    Tamara
    tamaravilhosamente.com

    ResponderExcluir
  7. Um ambiente limpo com certeza é muito mais gostoso para se viver. A sua faxina aos poucos me motivou a tentar na minha casa, sempre que pensamos em passar o dia inteiro limpando as coisas acaba batendo aquele cansaço, não é verdade? HAHAHA.

    https://elasdizem-blog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Ai que lindo esse texto!! Realmente, uma faxina, tanto no corpo quanto na casa, é muito bom. Sempre sinto a casa mais fresca quando limpo tudo, me sinto bem quando vejo tudo organizado e com certeza a energia da casa se renova. AMEI o texto mesmo!!
    Beijooos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir

Oi, obrigada por vir e volte mais vezes ♥

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial